Em parceria com o clube KinoCaparica, o projeto "A Monstrinha vai à escola" trouxe-nos novidade, alegria, diversão, cultura e aprendizagem, através do cinema de animação. Sabemos que é fundamental proporcionar oportunidades de acesso à cultura, assim como reconhecer o potencial da arte como recurso e prática pedagógica.
Catálogo Bibliográfico
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
Natália Correia
𝑂 𝑑𝑒𝑣𝑒𝑟 𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑙𝑢𝑚𝑏𝑟𝑎𝑟 é o título da obra sobre Natália Correia, que Filipa Martins escreveu no ano em que se comemora o centenário da escritora. A obra foi apresentada, no dia 23 de fevereiro, na BE da EBSMC aos docentes e alunos do 11.ºB e 12.º C e todos puderam ouvir falar sobre a "mulher do futuro", sempre polémica, que prezava, acima de tudo, a liberdade e que foi uma das autoras mais censuradas pelo Estado Novo. Conhecer a história da mulher que foi escritora, poetisa, deputada é conhecer a realidade do país nos seus 70 anos de vida.
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
Ser mulher e amiga do ambiente
A BE/EBCC recebeu mais uma sessão de sensibilização, desta vez em parceria com o PES e a Câmara Municipal de Almada. Além da sessão de sensibilização e informação, as nossas alunas receberam o kit de higiene feminina que a CMA vai entregar a cerca de 900 alunas do concelho. Trata-se de uma medida que concretiza uma proposta aprovada pelo conselho municipal da juventude que permite que as estudantes de Almada (do 7.º ao 12.º ano) recebam uma bolsa com produtos de higiene íntima reutilizáveis (um copo menstrual e dois pensos higiénicos). Esta é uma forma de atuar sobre a pobreza menstrual e a preservação do ambiente.
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024
Leitura e escrita- Parcerias
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024
Abril depois de Abril- Abril por cá
Na sequência das celebrações do 25 de Abril vieram hoje partilhar os seus testemunhos sobre o período da ditadura e a revolução: a Sra. Diretora, professora Isabel Santos e o professor António Brinco. O público foi composto por turmas de 9.º ano, professores de História, equipas BE/AEC, BE/EBCC e coordenação da EBCC.
A iniciativa "História Viva - Testemunhos do 25 de Abril" tem como propósito evocar os valores conquistados com a Revolução e a partilha de experiências com os alunos torna tudo mais significativo.
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024
Atividades Colaborativas
As turmas do 2.º e 3.º ciclo da EBCC, numa colaboração entre a disciplina de Inglês e a BE, criaram um mural: pensar, sentir e saber de cada turma. Porque acreditamos que aprender e crescer faz mais sentido em partilha e união.
Mês dos Afetos
No 𝘮𝘢𝘬𝘦𝘳𝘴𝘱𝘢𝘤𝘦, fizemos uso da técnica artesanal que utiliza furos para criar diferentes imagens e traçados (𝑠𝑡𝑟𝑖𝑛𝑔 𝑎𝑟𝑡). O coração foi a diretriz que orientou as geratrizes (linhas orientadas ao lugar geométrico/ ponto oposto da diretriz). No final da atividade, surgiram postais que foram enviados aos amigos.
quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024
Comemorações do 50 anos do 25 de Abril - 𝐀𝐛𝐫𝐢𝐥 𝗣𝗢𝗥 𝗖𝗔́
O agrupamento continua a celebrar os 𝟱𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝟮𝟱 𝗱𝗲 𝐀𝐛𝐫𝐢𝐥. Desta vez, as turmas do 8.º ano da EBSMC assistiram, na biblioteca, a um painel em que dois professores da escola, Ana Paiva e Joaquim Gonçalves, deram, através da sua experiência, vida à História, partilhando o antes e o depois do 25 de Abril de 1974, testemunhando, na 1ª pessoa, o significado de democracia e de liberdade. Os professores levaram com eles objetos representativos da época, que foram vistos e revistos com emoção pelos alunos e professores – discos, 𝑂 𝑙𝑖𝑣𝑟𝑜 𝑑𝑎 1ª 𝑐𝑙𝑎𝑠𝑠𝑒, vários livros, uma máquina de escrever, bandas desenhadas e uma régua de madeira.
quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024
Cuidar da BE/EBCC
A nossa BE é um espaço com oportunidades de reflexão, expressão e participação. Contamos com professores e alunos criativos, empreendedores e (pro)ativos.
terça-feira, 6 de fevereiro de 2024
Makerspace: geração de texto automático numa era pre-𝘵𝘳𝘢𝘯𝘴𝘧𝘰𝘳𝘮𝘦𝘳𝘴 com recurso a Cadeias de Markov
A proposta de hoje, no 𝘮𝘢𝘬𝘦𝘳𝘴𝘱𝘢𝘤𝘦, da BE da EBSMC, foi visualizar como, através de um modelo probabilístico simples, era gerado texto antes da era do 𝘥𝘦𝘦𝘱 𝘭𝘦𝘢𝘳𝘯𝘪𝘯𝘨 / 𝘵𝘳𝘢𝘯𝘴𝘧𝘰𝘳𝘮𝘦𝘳𝘴. O 9.ºA pôde perceber como se gera um novo texto “pessoano”, ou “à maneira de Pessoa”, a partir de um 𝑑𝑎𝑡𝑎𝑠𝑒𝑡 (conjunto de dados) de 1335 documentos de heterónimos de Fernando pessoa com aproximadamente 17 milhões de palavras (introduzidas previamente pelo prof. Pedro). Será este modelo capaz de produzir texto “à maneira de Pessoa”? O professor Pedro Oliveira, professora bibliotecária e professora de Português testaram, com a ajuda dos alunos e o resultado foi surpreendente. Embora tenham surgido alguns textos mais rudimentares, todos tinham a marca de Pessoa e/ ou dos seus heterónimos.